BBI of Chicago
Agosto 2021

Vantagem Competitiva

Por: Otávio Odppis Zital da Silva.

Com o cenário econômico mundial altamente globalizado dos dias de hoje, é possível que pessoas e empresas adquiram produtos e serviços de todos os lugares do mundo. Desta forma é fundamental que as empresas que pretendem se tornar longevas e lucrativas obtenham vantagens competitivas perante seus concorrentes.

Existem diversas formas de uma empresa obter tais vantagens, a variar de acordo com o setor de atuação e, consequentemente, a prioridade dos clientes. Preço mais atraente, maior qualidade, maior rapidez no fornecimento e maior confiabilidade nos produtos e serviços são fatores que têm a capacidade de tornar uma organização referência em sua área de atuação.

Com o surgimento de novas tecnologias e com a expansão da capacidade dos meios digitais, tais vantagens competitivas muitas vezes são alcançadas por meio de uma disrupção em relação ao modus operandi do setor ou do produto conhecido até então. Entre os casos mais notórios podemos citar o setor de transportes com o Uber, o de relógios com os Smartwatches e o bancário com o surgimento das Fintechs.

Independente do porte da organização e seu campo de atuação, cada vez mais se faz necessário que a empresa possua boas práticas e um bom planejamento para identificar, desenvolver e perpetuar as qualidades e diferenciais que forneçam a ela está preferência dos clientes. Somente por meio de diferenciais competitivos é que se pode assegurar a perenidade de uma organização.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 1ª ed. Rio De Janeiro: Campus, 1986.

PRAHALAD, C. K. O Futuro da Competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. 1ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.


 

Conheça outros artigos de nossos alunos: