AGOSTO SOLIDÁRIO

Pós-graduação em
Transformação digital e inovação

Uma parceria entre BBI of Chicago e o

Centro Universitário Celso Lisboa,

com certificado no Brasil e EUA*

Logo_BBI_V4_cor e branco.png
Logo Celso Lisboa - branca.png
2_john-schnobrich-FlPc9_VocJ4-unsplash__
Logo_Agosto_Solidário.png

O Agosto Solidário é um projeto idealizado pelo Dr. Gustavo Teixeira, médico brasileiro radicado em Miami, uma das maiores referências em psiquiatria da América Latina, fundador do Child Behavior Institute of Miami. Todo ano, no mês de agosto, ele - e sua rede de empresas e profissionais parceiros - patrocina bolsas de educação em instituições em que está envolvido. Ao longo dos últimos 6 anos foram distribuídas 80 mil bolsas em mais de 50 instituições em todo mundo através do Agosto Solidário.

Nesse ano, em parceria com o BBI of Chicago, serão oferecidas, por dia, 10 bolsas de estudo para cada curso do BBI através do programa Agosto Solidário.

O curso de Pós-graduação em Transformação Digital e Inovação com foco em métodos ágeis, visa o desenvolvimento das competências necessárias para atender à crescente demanda por profissionais que dominam e são capazes de realizar a transformação digital, liderando o processo de implantação da gestão ágil nas empresas. 

Agora, mais do que nunca, inovação é essencial para a competitividade e pode ser crucial para o sucesso do negócio. Mas não basta ter uma grande ideia, é preciso ser capaz de executá-la. Usando os comprovados métodos e frameworks praticados no maior polo de inovação do mundo, o Vale do Silício na Califórnia, os alunos deste programa, inédito no Brasil, aprenderão a transformar ideias em soluções de forma ágil e impulsionar o crescimento de grandes e pequenas empresas.

Com base nas habilidades e ferramentas mais avançadas de gerenciamento e liderança, esta pós suporta todo o conhecimento necessário à jornada da transformação digital com foco em inovação, frameworks ágeis, empreendedorismo e indústria 4.0

Este curso é destinado a profissionais e/ou empreendedores das mais diferentes áreas e níveis de gestão, operação, administração e projetos, que sejam responsáveis por planejar, implantar, conduzir e operacionalizar iniciativas de Transformação Digital, Gestão Ágil e Gerenciamento da Inovação em organizações de todos os portes, privadas ou públicas, startups ou grandes empresas multinacionais.

 

Líderes e/ou futuras lideranças que buscam adquirir ou aprofundar conhecimentos nas principais metodologias ágeis, empreendedorismo, intraempreendedorismo, inovação aberta e tecnologias habilitadoras.

 

Estudantes que pretendem atuar e entender como aplicar as tendências tecnológicas e disruptivas num ambiente de projetos ágeis, transformação digital e inovação.

O que é o BBI of Chicago?

O BBI of Chicago deu início a sua operação no Brasil no fim de 2018, através de investimentos do sócio-fundador Rodrigo Lang e demais investidores brasileiros e americanos. A razão de nossa existência é democratizar o acesso ao ensino de qualidade, a nível internacional, no Brasil, antes restrito a um grupo extremamente seleto de pessoas com disponibilidade financeira para realizar programas como Harvard, Columbia ou Stanford.

O que é a Celso Lisboa?

A Celso Lisboa é uma Instituição de Ensino Superior sem fins lucrativos com 48 anos de história, ganhadora de diversos prêmios e reconhecida pela sua qualidade nas mais diferentes áreas. Tem como um dos principais cursos atualmente o curso de graduação em psicologia.

Apoiador oficial

ontime_innovation-logo azul transparente.png

Onde estão nossos alunos?

Top Nine – Alumni BBI of Chicago – Primeiro Semestre de 2022

download.png
itau-logo-1.png
bradesco-logo.png
Ambev Logotipo.png
Stone Logotipo.png
Sicredi Logotipo.png
Santander Logotipo.png
Globo Logotipo.png
Deloitte. Logotipo.png

PROGRAMA TOTALMENTE ONLINE

Benefícios

aCESSO dIRETO AOS PROFESSORES

certificado no brasil e nos eua*

Pós-graduação Lato Sensu
Transformação Digital e Inovação

  • O programa é dividido em 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada duas semanas. Possui 24 meses de duração, sendo 6 meses destinados para a conclusão da avaliação final.

  • Formado por 360 horas de conteúdo 100% online, incluindo vídeos, materiais adicionais e sugestões de exercícios.
     

  • 90% do conteúdo encontra-se em português e 10% em inglês – devido a exigências da certificação internacional. Todas as videoaulas são em português, sendo o conteúdo em inglês restrito a artigos ou conteúdos extras. 

 

  • Bate-papo ao vivo com os professores.
     

  • *1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação lato sensu com 360 horas de conteúdo.

  • *1 Certificado Internacional emitido pelo BBI of Chicago válido como curso de extensão.

  • Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades, que correspondem ao tempo de acesso ao conteúdo do curso.

  • Pré-requisito: graduação completa.

Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

  • O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.

Nosso time

Jorge Elias Gomes Silva

Jorge Elias Gomes Silva

Coordenador

Executivo com mais de 20 anos liderando operações, transformações digitais, projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos (P&D) nos setores da indústria, do serviço e varejo. Em sua trajetória pelas corporações brasileiras e globais atuou na 3M, Oi, AMBEV, CSN, VALE e Unilever, como colaborador, consultor e empreendendo seus próprios negócios.


Especialista em Inovação, Transformação Digital, Gestão Ágil, Open Innovation, Intraempreendedorismo e Startups formado pela University of California Irvine.

 

Certificado Scrum Master, Product Owner , Kanban , Design Thinking, Design Sprint, Lean Startup, Management 3.0, OKR Objectives and Key Results.

Fábio Cendão

Fábio Cendão

Sócio do Faria, Cendão & Maia Advogados, escritório especializado em assessoria jurídica para o ecossistema de startups.

Fabio foi um dos representantes brasileiros de 2018 do Young Leaders of the Americas Initiative, programa do US Department of State para potencializar empreendimentos da América Latina e Caribe.

Fundador do Legal Hackers Rio, capítulo carioca do movimento global, fundador do Startup Huddle Chapter Rio e parceiro jurídico da StartSe.

Mara Rocha.jpg

Mara Rocha

Profissional com mais de 10 anos de experiência em Estratégia, Operações e Customer Experience. Em sua carreira, tem atuado sempre junto as áreas de analytics, research, design, operação, inovação, vendas, atendimento, entre outras.

 

Formada em Psicologia pela UNESP, especialista pela Escola Politécnica da USP em Gestão de Processos e Serviços e MBA Candidate pela Hult University.

 

Conhecimento dos métodos de Gerenciamento de Projetos, AGILE, Lean, Scrum, Gestão da Mudança e Design Thinking, Storytelling, Product Discovery & Lean Inception, etc.

Luiz Claudio Mandarino Freire

Luiz Mandarino 

Formado em Engenharia Química pela UFRJ, MBA em Marketing e Mestre em Administração pelo IBMEC RJ.

Atuou por mais de 25 anos em diversos segmentos dos mercados de B2B, nas áreas de Produtos Químicos, Combustíveis Fósseis e Renováveis, Petróleo e Energia, desempenhando cargos de liderança em marketing, vendas, desenvolvimento de produtos, negócios e parcerias, bem como inovação.

Implementou ativamente projetos de intraempreendedorismo e inovação aberta (open innovation), marketing B2B, desenvolvimento e estruturação de negócios e gestão de portifólio de produtos.

É sócio da aceleradora Sai do Papel e Head de Parcerias do Energy Hub SDP, iniciativa de inovação aberta no setor de energia. Fundador e sócio diretor da Open Source Consultoria Empresarial, empresa de consultoria especializada em transformação empresarial. Diretor de Relacionamento Institucional da ABMEN (Associação Brasileira de Mentores de Negócio), onde desenvolve parcerias institucionais, novos negócios e programas de benefícios para os associados da instituição.

Palestrante dos temas de inovação e empreendedorismo e Investidor Anjo.

Rafael Bastos 3.png

Rafael Bastos

Coordenador

Especialista em Transformação Digital com profundo conhecimento em Gerenciamento de Projetos Ágeis e Híbridos. Conhecimentos certificados nas áreas de Robotização, Gerenciamento de Projetos, Engenharia de Requisitos e Agile. Colaborando há mais de 10 anos em empresas de alto porte nacional que vivem seus momentos de transformação digital.

Luiz Coelho

Luiz Coelho

Formado em matemática e pós-graduado em Empreendedorismo pela PUC RS, possui as certificações Green Belt Lean Six Sigma, Scrum Product Owner, Kanban Management Professional e Google Analytics IQ. 


Especialista em Inovação, Design Thinking e Gestão de Produtos, Luiz Coelho ajuda empresas e startups a desenvolver negócios alinhados às tendências da nova economia, aplicando o human centered design e os métodos ágeis.

Fabricio da Costa.png

Fabricio da Costa Dias

Doutor em Engenharia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Engenheiro de Produção e Químico.

 

Experiência de mercado de 20 anos com atuação no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (CENPES) em Projetos de P&D, Planejamento Estratégico, QSMS, Contratos de Inovação Tecnológica e especialista em Sistema Integrado de Gestão Empresarial ERP-SAP/R3.

 

Professor universitário com mais de 9 anos de experiência em Graduação, Pós-Graduação e MBA. Produção acadêmica composta por livros, artigos científicos e trabalhos publicados em canais e eventos nacionais e internacionais. Revisor de periódicos no Brasil e exterior.

 

Pesquisador em projeto de P&D do programa de pós graduação em Engenharia Civil na UFF. Coordenador do curso de Engenharia de Produção de uma Instituição de Ensino Superior no Rio de Janeiro.

ana claudia quirino.png

Ana Claudia Quirino

Formada em Matemática, com pós-graduação em análise de sistemas. Possui MBA em Gestão de negócios, com ênfase no Setor Elétrico, no IBMEC e MBA em Gerência de Projetos, com especialização em dinâmica dos grupos.

 

Atua como mentora de negócios pela ABMEN e pelo InovAtiva Brasil, apoiando o desenvolvimento de startups, projetos ou negócios. Em FURNAS, está à frente de desafios de grande valor para a organização, como a implementação de uma plataforma de monitoramento inteligente de ativos de transmissão utilizando Big Data, Analytics e Inteligência Artificial por meio de um projeto P&D com recursos da ANEEL e a implementação do centro de excelência em RPA. É uma das responsáveis também pela estratégia de transformação digital da empresa.

Bruno Leonardo

Bruno Leonardo

Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, Bruno Leonardo foi fundador do IEG – Instituto de Engenharia de Gestão e atual CEO da Witseed Educacional.

Alexandre Paixão

Alexandre Paixão

Engenheiro de Produção, Mestre em engenharia pela UFF, MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFRJ, experiência de mercado de mais de 15 anos de atuação em projetos nos setores de O&G, logística, Facility e produção. Professor com mais de 10 anos de experiência em universidades, pós-graduações, MBA e demais atuações acadêmicas. Atuante como empreendedor nos ramos comerciais de PET e Construção Civil.

rodolfo zhouri costa e silva.png

Rodolfo Zhouri

Mais de 13 anos de experiência em empreendedorismo, business development, startups, venture capital e inovação. Boa visão de negócios, análise de oportunidades de investimento e desenvolvimento de projetos inovadores. Sólido networking com empresários, executivos, investidores e ecossistema de inovação e empreendedorismo no Brasil e no mundo.

Junior Rodrigues.png

Júnior Rodrigues

Júnior Rodrigues é Head de Agilidade e Operações na iLAB, Diretor Executivo na Gespro Treinamento e Consultoria e Head de Agilidade na Jornada Colaborativa. Além disso, é fundador do ConAgile, mentor do PMI Rio e de startups, Professor do MBA da PUC-MG, Facilitador, e possui mais de 17 anos de experiências em Consultorias e Gestão em projetos nacionais e internacionais.

Também possui Mestrado em Administração pela PUC/RJ, MBA em Gestão de Projetos, Pós em Tecnologia e Projetos de Redes, graduação em Administração e certificações como PMP, DALSM, ASM, PMO-CP, PACC, MGMT30, PALC, VeriSM, CLF, CI-ASP, SFC, DEPC e ITIL V3.

 

Agosto de 2022

Duração: 24 meses
Data de Início: 31/08/2022
Mensalidade
De: 30x R$ 1287,00

Por: 30x R$ 593,00 (Antecipado)
Por: 30x R$ 254,00 (Agosto Solidário)
*Apenas 10 vagas disponíveis por dia durante o mês de agosto.

 

Ementa

1 – O CONTEXTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

 

CARGA HORÁRIA: 30h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Nesta disciplina aprenda o que é a Transformação Digital, suas dimensões e como as organizações exponenciais e ágeis estão realizando a transformação cultural, tecnológica e de seus modelos de negócio. Além disso, terá acesso a dois frameworks inéditos para realizar na prática a Jornada Lean da Transformação Digital e a Classificação da Maturidade Digital em empresas pequenas, médias e de grande porte.

2 – GESTÃO E EXECUÇÃO ÁGIL - SCRUM E KANBAN

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Todo o conhecimento sobre Gerenciamento de Projetos Tradicionais x Ágeis e a Gestão Híbrida. Aprenda como controlar as tarefas e os entregáveis de forma priorizada no KANBAN. O aluno fará ainda um curso completo de SCRUM e poderá se preparar para obter as certificações Scrum Master e Product Owner.

3 – RESOLUÇÃO ÁGIL DE DESAFIOS - DESIGN THINKING E DESIGN SPRINT

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Superar desafios e atingir melhores resultados são necessidades constantes em nossas vidas, nesta disciplina ensinaremos como usar as melhores ferramentas de resolução ágeis através das abordagens do DESIGN THINKING e do DESIGN SPRINT.

4 - GESTÃO ÁGIL DE PRODUTOS E QUALIDADE

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Aprenda a estruturar e tornar ideias em produtos, aplicando metodologias, técnicas e ferramentas poderosas da gestão e execução ágil para desenvolver soluções que resolvam problemas e alcancem resultados exponenciais, como fazem as organizações mais inovadoras do mundo, Google, Apple, Amazon, Microsoft e as disruptivas startups. E claro, a excelência do produto precisa da qualidade, e neste valor, vamos apresentar um modelo exclusivamente desenvolvido para este curso da Matrix Qualidade, adapta para a gestão ágil. Por fim, vamos ensinar sobre o TRL (Technology Readiness Level) ou Níveis de Prontidão de Tecnologia, que é um método criado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) para avaliar a maturidade técnica de uma determinada tecnologia, analisando a progressão da tecnologia em etapas de pesquisa, desenvolvimento e implementação.

 

5 - DESVENDANDO AS MELHORES PRÁTICAS DO VALE DO SILÍCIO E DAS STARTUPS

 

CARGA HORÁRIA: 30h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

 

Nesta disciplina aprenda sobre transformação digital com base nas melhores práticas do Vale do Silício e das revolucionárias Startups. Descubra como empresas pequenas e grandes atingem o crescimento exponencial, quais as principais técnicas e ferramentas utilizadas na transformação da cultura, liderança dos times ágeis de alta performance, experiência do cliente e a conexão com o ecossistema de inovação.

6 – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL APLICADA - GRANDES CORPORAÇÕES E STARTUPS

 

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

 

Realizar a transformação digital não se resume em desenvolver um app ou digitalizar um departamento, por isso é tão importante traçar uma jornada contínua e adaptativa. Nesta disciplina vamos ensinar como estruturar um plano estratégico com base nas experiências práticas de quem vive e lidera este processo em grandes organizações e em startups. Serão abordados temas fundamentais como data-driven, data analytics, métricas e ganhos de eficiência com KPI (Indicador-chave de desempenho) e BI (Business Inteligence). Além disso, serão apresentados cases de sucesso com o uso das mais avançadas tecnologias.

7 – JORNADA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - EXECUÇÃO E GESTÃO

 

CARGA HORÁRIA: 30h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

 

A Jornada da Transformação Digital é dividida em 3 etapas principais, nesta disciplina o aluno aprenderá como realizá-las de forma sustentada e evolutiva, através de práticas de sucesso que são adotadas para transformar das grandes corporações centenárias até as pequenas empresas tradicionais.

8 – LEGAL TECH - O DIREITO NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

CARGA HORÁRIA: 30h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

 

Vivemos um momento de intensas inovações, onde novos modelos de negócios e novos mercados se desenvolvem rapidamente, por consequência, muitas leis, normas e procedimentos precisam e estão se adaptando, portanto, é inevitável que de alguma forma todo profissional vai estar diante de questões relacionadas ao Direito. Por essa razão, está disciplina vai abordar, de forma simples e prática, sobre Direito nas Startups, Legal Tech, Propriedade Intelectual, Privacidade e Proteção de Dados, além de ensinar o exclusivo framework ‘Canvas Jurídico’.

9 – EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO ABERTA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

 

Das grandes e mais tradicionais indústrias até as pequenas empresas, todas estão ou precisam estar no processo de adaptação a 4ª Revolução Industrial, por conta disso, é crescente a demanda por profissionais capacitados para liderar e colaborar com as transformações tecnológicas, inovadoras e digitais necessárias. Portanto, é fundamental desenvolver habilidades e competências empreendedoras e Intraempreendedoras, além de dominar a prática da Inovação Aberta e conhecer sobre Indústria 4.0.

 

10 – METODOLOGIA DA PESQUISA

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

11 – Módulo Extra (Bônus) - Preparação para certificação PSM-I da scrum.org

 

CARGA HORÁRIA: 40h (incluindo videoaulas e leituras complementares)

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

MBA Jr em Transformação Digital e Inovação.jpg

Outra forma de Certificação

Caso não tenha concluído uma formação acadêmica, você pode cursar este programa no formato MBA Jr.

Vantagens da Experiência BBI

Professores de nível internacional

Certificação no Brasil e nos EUA

Única instituição no Brasil a usar a metodologia de ensino VAHA, considerada a melhor metodologia de ensino online do mundo

Aprendizado baseado em casos reais

Maior NPS (Índice que mede a satisfação dos alunos) do setor de educação no Brasil