3 Segredos que Vão Transformar sua Carreira em Produto

Atualizado: 27 de mai.

Por: Bernard de Luna


Segredo I - Onde focar seus aprendizados


É bastante comum a gente ler sobre as mil utilidades e responsabilidades de uma pessoa de produto né? Mas, se eu puder te dar uma dica, o que você precisa masterizar para quebrar a banca quando for sênior e gestor(a) de pessoas é focar nessas cinco coisas abaixo:


· Pesquisas

· Documentação

· Tomada de Decisão

· Desenvolvimento de Pessoas

· Liderança


É claro que existem outras coisas como User Stories, Gestão de Conflitos, Estratégia, Priorização, entre outras, mas essas cinco são pontos de ouro para o seu diferencial profissional.


Segredo II - Quando usar RICE e ICE


Ambas são priorizações que atuam na matriz de Esforço x Impacto (representados nas siglas pelas letras E e I, respectivamente).


O segredo é exatamente refletir sobre a letra variável de ambos os frameworks, pois o Alcance, representado pela letra R (REACH), tem impacto para negócios com média e alta escalabilidade.


Rodar o RICE para produtos iniciais no mercado de poucos usuários ou de naturezas de empresas com baixa escalabilidade (negócios de tickets extremamente altos ou Entreprise), vai gerar uma diferença muito baixa para comparação de alcance absoluto e muito alta para comparação de alcance relativo.


Portanto, facilite o seu trabalho aplicando ICE para negócios de baixa escalabilidade e RICE para negócios de alta escalabilidade.


Segredo III - Pelo que você quer ser lembrado(a)


Essa é uma das dicas que vale para qualquer posição. Muitas pessoas têm a ilusão que você precisa chamar algo para você, para que a empresa crie uma relação de dependência e você passe a ser insubstituível.


Infelizmente, essa é uma das piores estratégias que existe quanto a carreira e, também, para a empresa.


Empresas estão cada vez mais investindo em compartilhamento de conhecimento, para não perder especialidades, mesmo quando se perde um grande talento.


Por sua vez, o seu foco deveria ser em compartilhar ao máximo o seu conhecimento, gerando impacto ultra positivo na organização, gerando novos especialistas, e sendo lembrado pelo seu legado e liderança, e não porque só você sabia usar essa ferramenta.


O que mais existe no mercado são pessoas que eram especialistas em algo, em suas empresas, e que hoje não conseguem mais encontrar um local para aplicar essa especialidade.

28 visualizações0 comentário