Uma Rápida Visão do Pensamento Estratégico

Atualizado: 31 de mai.

Por: Tarcisio Mendes

Trabalhar com planejamento é uma atividade que está comigo desde as minhas primeiras obras na construção civil. Planejar faz parte do processo de edificação e esta será melhor, quanto melhor for o planejamento. Depois de muito construir, aventurei-me por alguns anos no mundo corporativo como executivo comercial e marketing de multinacionais. Nesta fase da minha vida profissional, eu participava de reuniões de planejamento estratégico, aprendendo muito com os métodos empregados.


Na transição da minha carreira de executivo para empresário, busquei conhecimento na Fundação Dom Cabral, onde estudei e trabalhei em programas de estratégia, o que me colocou em um nível onde pude afirmar que eu pensava estrategicamente. Em dezenas de projetos de estratégia em várias empresas, por vezes questionei se minha contribuição vinha sendo de fato estratégica para as empresas e foi isso que me moveu a avançar na estratégia e encontrar o Pensamento Estratégico. Para ser eficaz como empresário ou executivo, você deve desenvolver habilidades e pensar estrategicamente. Para isso, é preciso aprender como transformar a visão do negócio em realidade, de forma a determinar sua liderança, aprimorar o trabalho com sua equipe e criar as condições para resolver os problemas do dia a dia, intensificando o pensamento crítico.


O plano estratégico pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão, com o qual se pode confrontar as mudanças, prever possibilidades e novas oportunidades. Pensar estrategicamente é como fazer um filme. Cada filme tem um contexto (ou uma história) que se usa para começar a experimentar algum resultado (uma emoção) no final. Então, nos negócios, você também prevê um resultado ideal, analisa a história, vivencia intensamente o momento e vai construindo cenários de como poderá alcançar a visão.


Você pode utilizar alguns critérios para focalizar uma visão estratégica, que lhe ajudarão a ajustar e desenvolver etapas para torná-la realidade:

Observação – Quando você está no alto da montanha, ao olhar para baixo, a visão é muito mais ampla. Seu poder de observação é muito maior, você enxerga mais longe. Aumentando seu campo de observação, você terá mais ciência de como motivar as pessoas, como distinguir um problema e como resolvê-lo, pensando na empresa como um todo. Permita-se ver as coisas de cima.


Organização – Defina a estrutura e os recursos adequados para o tipo do trabalho que irá exercer. Envolva as pessoas que irão trabalhar com você. Combine a estrutura, os recursos e as pessoas num modelo claro e simples para conseguir um resultado ideal. Imagine um país fictício, com uma empresa de grande porte fictícia, em um ano qualquer do século XX.


Ângulos diferentes de visão – Pense em algo, uma situação, um problema, sob vários ângulos. Considere interpretações sob a ótica do mercado, do ambiente, do produto, do cliente. Esta variação pode ajudar a pensar sobre resultados, condições críticas e ajustes a serem feitos nos processos.


Pessoas – Aproveite a inteligência das pessoas que trabalharão com você. Defina a missão e a visão da empresa e identifique as lideranças. Incentive-as a executar o trabalho, determinando delegação, alinhamento, valores, objetivos, funções, compromisso, produtividade e resultados. Promova a participação e a criatividade.


Posicionamento – Neste processo do pensamento estratégico você deverá identificar as condições para que seu negócio seja produtivo. Qual o mercado que você servirá, quais as oportunidades presentes, quais as tendências, competências e habilidades requeridas para o seu negócio, as estratégias e táticas para que tudo funcione. Assim, a visão do negócio poderá ser mais focada. Suas ideias serão mais definidas e confiáveis. Muitos obstáculos surgirão pelo caminho, mas será mais fácil manter sua convicção e motivação para alcançar os objetivos.


E isso se aplica, também, à sua vida. Quanto mais desenvolvido e aplicado o pensamento estratégico, mais possibilidades de transformar sua visão em realidade.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo